Ensino Médio Integrado com Técnico em Informática

Ensino Médio com Curso Técnico em Informática - modalidade integrado

Duração de 3 Anos

Estágio Obrigatório - para obtenção de título


Justificativa

Em pouco mais de 25 anos, a forma de uso dos computadores evoluiu radicalmente. Inicialmente concebidos para atendimento das necessidades internas das empresas, o seu tamanho evolui dos grandes mainframes aos computadores pessoais. A capacidade de processamento e de armazenamento de dados cresceu exponencialmente. Os custos de produção despencaram. Tudo isso promoveu a sua popularização.

Hoje não se concebe a vida sem a sua utilização nos mais diferentes ambientes, seja em casa, na escola, no comércio, na indústria, no setor de serviços. A forma de comunicação entre as pessoas também foi afetada pela sua presença, através, por exemplo, dos sites de relacionamento. Também a comunicação empresa / empresa e empresa / consumidor, é intermediada pelos computadores.

A principal forma como essa nova comunicação se realiza é através das páginas WEB. Por seu intermédio é possível marcar consultas médicas; realizar qualquer tipo de compra de bens materiais e até mesmo não materiais; acessar informações contidas em nacos de dados, de som e de imagem. É através delas que o comércio realiza encomenda de produtos a seus fornecedores. Essa nova forma de comunicação vai se expandir cada vez mais.

Através do curso de informática, o jovem terá condições de obter uma colocação em um mercado de trabalho ávido por pessoas capacitadas, mas que tem dificuldades em encontrar profissionais com formação adequada. Dessa forma, a Fundação de Ensino de Contagem – FUNEC – Unidade Riacho, vem preencher esta lacuna na formação de profissionais qualificados e preparados para ocupar esse espaço importante tanto para a vida pessoal quanto para o mundo do trabalho.


Objetivos

Geral

  • Promover a formação integral do aluno, preparando-o para a vida pessoal e profissional, conscientizando-o sobre a importância e a necessidade de seu crescimento geral, específico, ou técnico especializado, e na conquista de seus direitos de cidadania.

Específicos

Formar o cidadão profissional capaz de:

  • Atuar em qualquer um dos estágios da elaboração das páginas WEB, tanto em sua face de codificação e uso de linguagem de programação, como na parte de formulação artística e visual;
  • Saber lidar com os aspectos técnicos dos softwares envolvidos, dentro do escopo da competência desse nível de ensino, através dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e nos laboratórios;
  • Identificar e demonstrar domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna;
  • Identificar e reconhecer os limites de sua atuação com base nas leis do exercício profissional e códigos de ética;
  • Identificar situações novas, de auto-organizar-se, de tomar decisões, de interferir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe multiprofissional e, finalmente, de resolver problemas que mudam constantemente;
  • Demonstrar domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna;
  • Reconhecer os limites de sua atuação com base nas leis do exercício profissional e códigos de ética;
  • Utilizar a ciência, a tecnologia e a ética a serviço da vida.

Requisitos de Acesso

Serão exigidos o certificado de conclusão do ensino fundamental de acordo com o inciso I, § 1º e art. 4º do Decreto Nº 5.154/04 e outros requisitos que constam no edital do processo seletivo da FUNEC. O ingresso no curso será através de processo seletivo.


Perfi Profissional de Conclusão dos Egressos do Curso

O aluno egresso do curso de educação profissional técnica de nível médio em InformátIca, na forma integrada, da FUNEC, ao concluir o curso, deverá possuir um conjunto de competências e habilidades que permitam um permanente desenvolvimento “de aptidões para a vida produtiva” na sociedade do trabalho e do conhecimento.

Para isso, ele deverá ser capaz de:

  • Inovar, criar, flexibilizar, perceber relações e utilizar conhecimentos prévios em situações novas visando a melhoria constante de desempenho e eficiência na realização do trabalho;
  • Acompanhar os avanços científicos e tecnológicos da área, tendo em vista o seu aprimoramento e atualização, para uma maximização de resultados e da utilização de recursos humanos e materiais no exercício de sua profissão;
  • Planejar, organizar e realizar o trabalho visando um atendimento integral e de qualidade;
  • Executar com responsabilidade, compromisso, discrição, iniciativa e inovação às diversas atividades desenvolvidas na empresa;
  • Trabalhar em equipe, valorizando as relações inter e intrapessoais que conduzem a um melhor desempenho e crescimento individual e coletivo;

Competências do Técnico em Informática

O aluno, após concluir o curso, deverá possuir as seguintes competências:

  • Manter contato com clientes para analisar as necessidades de sua empresa ou instituição, no tocante às características da página WEB;
  • Realizar o planejamento da página WEB através de layout, indicando as suas características e recursos incorporados;
  • Ler, interpretar e criticar imagens;
  • Utilizar de linguagens de programação para WEB, em conjunto com técnicas artísticas para a produção de páginas para a internet;
  • Produzir uma página WEB esteticamente dentro do agrado do cliente e atendendo às necessidades para as quais foi criada;
  • Realizar a codificação da página usando softwares adequados com capacidade de interferir diretamente no código quando necessário;
  • Desenvolver algoritmos através de divisão modular e refinamentos sucessivos;
  • Organizar a coleta e documentação de informações sobre o desenvolvimento de projetos;
  • Tratar as informações no âmbito empresarial;
  • Conhecer metodologia para tratamento de informações;
  • Conhecer mecanismos e ferramentas de gerenciamento de projetos;
  • Conhecer ferramentas para tratamento de informações;
  • Incorporar recursos multimídia à página WEB de forma funcional e dentro da realidade da capacidade dos sistemas de transmissão de dados, da rede de comunicação e dos equipamentos dos clientes;
  • Incorporar a interface básica de acesso a banco de dados e entender como se realiza o fluxo de informações entre a fonte de dados e o usuário;
  • Analisar o custo de produção e de incorporação de recursos;
  • Realizar a atualização de páginas produzidas por ele ou por outras pessoas;
  • Analisar o mercado de hospedagem de páginas WEB, selecionando aquele que atenda às características e necessidades do cliente;
  • Ser capaz de instalar e desinstalar os aplicativos utilizados direta ou indiretamente na produção de projetos do curso;
  • Tomar as precauções necessárias para que a página WEB não se torne veículo de transmissão ou disseminação de códigos maliciosos;
  • Manter-se atualizado com a evolução constante do setor, uma vez que possui o embasamento necessário para tal;
  • Compreender como se processa o fluxo de informação pela internet;
  • Conhecer os diversos equipamentos e acessórios de informática;
  • Entender a influência que o conteúdo de página WEB pode ter na sociedade, agindo de forma ética, produzindo material que não incentive a discriminação, o preconceito ou contrário às leis de direito autoral;
  • Ser um profissional que, sinceramente, se disponha a colaborar com entidades da sociedade civil, utilizando seus conhecimentos técnicos em ações que visem o bem comum.

Áreas de Atuação do Técnico em Informática

  • Em empresas no Departamento de Tecnologia da Informação, gerenciando coletas, tratamento de dados e implementando redes de Bancos de Dados;
  • Desenvolver softwares para oferecer soluções para problemas de gestão empresarial e segurança de dados;
  • Desenvolver metodologias de processamento de dados para a integração dos vários setores de uma empresa ou instituição de uma forma holística;
  • Implementar sistemas de informação voltados para o controle de qualidade;

Aspectos Pedagógicos

O ano letivo está dividido em três trimestres:

As AVALIAÇÕES são contínuas, dentro do processo trimestral (a escola poderá aplicar atividades avaliativas sem marcação prévia).

Em relação a RECUPERAÇÃO o aluno que não atingir 60% do valor do trimestre terá direito a ser reavaliado em cada etapa.

Será considerado APROVADO o aluno que obtiver, no mínimo, 60% de aproveitamento em todas as disciplinas e frequência mínima de 75%.

Importante frisar que NÃO HÁ RECUPERAÇÃO FINAL.


Avaliações

A escola avalia os estudantes diariamente:

  • Pelas atividades desenvolvidas na sala de aula e em outros espaços da escola.
  • Pela forma como se relacionam com os colegas e funcionários.
  • Pela forma como se organizam para realizar cada atividade.
  • Pela participação de atividades em grupo.
  • Pela realização das atividades de casa e trabalhos.

Processo de Avaliações

  • As avaliações serão realizadas durante a etapa letiva, dentro dos horários de aula e de acordo com cronograma estabelecido.
  • O valor das avaliações não poderão ultrapassar 30% do valor da etapa.
  • As avaliações são contínuas e cumulativas do desempenho dos alunos e dos resultados ao longo da etapa.
  • As avaliações deverão ser corrigidas e devolvidas aos alunos no prazo de 10(dez) dias após aplicação das mesmas.
  • Serão utilizados no mínimo 04(quatro) instrumentos de avaliações diferentes para verificação do processo ensino-aprendizagem.

Recuperação Processual

  • A recuperação será de todos os pontos distribuídos em avaliações (60% do valor do trimestre).E dos pontos distribuídos em trabalhos ( 40% do valor de cada trimestre).
  • Ocorrer concomitantemente ao processo educativo; sempre que possível rever os conteúdos trabalhados , solucionando as dificuldades percebidas.
  • Pela forma como se organizam para realizar cada atividade.
  • Aplicar os instrumentos de avaliação, corrigir, levantar as dificuldades encontradas, devolver aos alunos e rever, em tempo hábil o conteúdo, oportunizando melhor aprendizagem.
  • A prova de recuperação ocorrerá até 20 dias ,após o final de cada etapa.
  • A recuperação terá o valor da etapa, 30 pontos ( 1ª e 2ª etapas) e 40 pontos (3ª etapa),ficando a critério de cada professor a forma de avaliação da recuperação , a nota a ser lançada será aquela obtida pelo aluno.
  • A nota da recuperação só será desconsiderada nos casos onde a nota da recuperação seja menor que a nota obtida pelo aluno no decorrer da etapa.

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